Buscar
  • IBES

Conheça mais sobre o curso de docência em enfermagem



A enfermagem é uma profissão de muita responsabilidade. Por esse motivo, é de extrema importância que você, que atua na área, continue sempre firme nos estudos. Afinal, se manter atualizado permite um trabalho muito mais completo, o que ajuda a se diferenciar da concorrência e a se tornar um profissional de competência atestada.


Fazer uma boa graduação ou curso técnico de qualidade é indispensável para uma formação inicial adequada. Mas, se você pensa em ir mais além, vale a pena considerar uma especialização. As possibilidades são inúmeras, mas hoje o destaque vai para uma em especial: a docência em enfermagem, titulação responsável pelo desenvolvimento de outros enfermeiros.


Deseja saber um pouco mais sobre como ela funciona, quais são as oportunidades no mercado e como ingressar nessa modalidade? Continue a leitura deste artigo e saiba tudo sobre o assunto!


Como é o mercado de trabalho na área de enfermagem?


Em primeiro lugar, é interessante ter uma visão geral do mercado de trabalho para a área de enfermagem. Ao contrário do que muita gente pensa, a carreira de um profissional de saúde não se dá somente dentro de clínicas e hospitais. Essa, é claro, é uma possibilidade bastante frutífera, mas você pode investir em setores diferentes.


Por exemplo, o setor de home care tem crescido bastante nos últimos anos, assim como a enfermagem do trabalho. Com as pessoas cada vez mais preocupadas com a saúde, um cuidado especializado e dentro de residências e empresas é um grande facilitador para a recuperação de pacientes.


Outra possibilidade interessante é o exercício da profissão na indústria de equipamentos médicos. Hoje, cada vez mais empresas procuram enfermeiros especializados para desenvolver seus produtos. Contudo, o que mais chama a atenção neste momento é a docência em enfermagem.


O enfermeiro pode se dedicar academicamente em escolas e universidades, além de estar apto a ministrar aulas práticas, teóricas e cursos particulares sobre determinados assuntos. Além disso, tem conhecimento direcionado para orientar projetos de pesquisa e estudos científicos em um campo rico em conteúdo e descobertas.


Quais são os principais motivos para investir em uma especialização?


Para tanto, é fundamental que o profissional de enfermagem invista em uma especialização. A área da saúde é extremamente valorizada em todos os lugares do mundo e o enfermeiro, que tem um contato direto com pacientes, tem papel fundamental nesse cenário.


Se especializar na docência em enfermagem, ou em qualquer ramo desta área, permite um conhecimento ainda mais profundo das funções dessa profissão. Como consequência, erros e deslizes são evitados e um auxílio mais humanizado é devidamente trabalhado, o que faz toda a diferença para a vida de uma pessoa.


Quem pretende ensinar sobre enfermagem é beneficiado ainda em outros aspectos com essa especialização. Em primeiro lugar, a prática diária da profissão é garantida. Essa também é uma forma de se diferenciar e conseguir uma boa vaga em uma escola ou universidade.


Para completar, garante mais oportunidades de trabalho, uma vez que o profissional já tem uma indicação precisa daquilo que quer ensinar. Por fim, os processos seletivos em instituições de educação costumam exigir esse tipo de formação, que permitirá que você se coloque à frente de muitos concorrentes.


Como funciona o curso de docência em enfermagem?


A especialização na docência em enfermagem pode ser cursada presencialmente ou a distância. A duração varia de 4 a 12 meses, de acordo com a quantidade de módulos disponibilizados pela instituição. A matriz curricular envolve diversas disciplinas específicas, como metodologia da pesquisa e do trabalho científico, ética e responsabilidade social e profissional, gestão dos serviços da saúde, políticas e programas de saúde da família e fundamentos em enfermagem.


Além, é claro, daquelas voltadas especificamente para a questão da docência na área. O futuro professor formará as seguintes habilidades: elaborar, implementar e avaliar projetos e ações para o ensino de enfermagem, ministrar aulas de temas da área e coordenar o processo de ensino-aprendizagem em universidades e escolas dentro da área.


Vale, ainda, ficar atento a outros detalhes importantes acerca dessa titulação, caso você se interesse em cursá-la. Veja as principais dúvidas respondidas!


Quem pode fazer esse curso?


Para fazer esse curso, é necessário ter a formação prévia em uma graduação ou curso técnico em enfermagem. A pós-graduação em docência em enfermagem tem como objetivo capacitar esses profissionais para lecionarem em diversas áreas da saúde, inclusive em outros cursos de especialização.


Um fator importante é analisar se você se sente à vontade para estar à frente de uma sala de aula. Lembre-se de que essa é uma profissão que exige contato direto com alunos, e que, além de repassar conhecimento, você também deve estar preparado para tirar dúvidas, aplicar provas, corrigir exercícios e pensar em novas maneiras de tornar esse momento atraente para um aprendizado prático e realmente eficaz.


Como é o mercado de trabalho para um docente na área da saúde?


A oferta de trabalho para docentes em enfermagem costuma ser bastante interessante. Além de instituições de educação e pesquisa, também é possível exercer a atividade em organizações não-governamentais e até mesmo em instituições hospitalares que investem no desenvolvimento profissional de seus colaboradores por meio de workshops, cursos de curta-duração, palestras e demais tipos de atualização.


Como funciona o certificado se a opção de curso for à distância?


O certificado de uma instituição de educação a distância tem a mesma validade de um certificado de curso presencial. A única recomendação é que você escolha uma universidade de qualidade, que seja reconhecida pelo MEC e que tenha um bom feedback de alunos e ex-alunos. Com dedicação máxima aos estudos, não há dúvida de que você terá um excelente aproveitamento no curso, seja em que modalidade for.


Como você pode ver, a docência em enfermagem é um dos futuros mais prósperos nessa área de atuação. Se você tem vontade de ensinar e gosta mesmo de trabalhar com saúde, analise a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos e apostar nessa especialização. Seu currículo ficará muito mais rico e você acrescentará uma experiência incrível em seu histórico profissional.


Quer saber mais sobre os nossos cursos? Chama aqui!

5 visualizações

Avenida 136, 761 11º Andar - Setor Sul
Goiânia GO

©2019 por CURSOS IBES EAD. Representante Faculdade Única, Prominas e Candido Mendes. Os produtos são todos online e entregues em 48 horas aproximadamente.