Buscar
  • IBES

Educação continuada: entenda a importância de manter os estudos



Do contrário, eles podem se tornar profissionais incapazes de se adaptar ao mercado, acompanhar novas resoluções tecnológicas, atender às demandas da sociedade e contribuir ativamente para a expansão da organização em que atua.


Por esse motivo, preparamos este post para falar sobre o assunto e mostrar como você pode dar o primeiro passo para alavancar a sua formação. Confira!


O que é educação continuada?


Educação continuada, como o próprio nome já entrega, significa prosseguir com a própria formação sempre buscando se atualizar, se capacitar e se aprimorar cada vez mais. Dessa forma, torna-se possível ser um profissional com sólido conhecimento técnico, multifacetado e preparado para atender às exigências do mercado.


É por isso que quem deseja alcançar o sucesso profissional não se dá por satisfeito porque finalizou o bacharelado, a licenciatura ou o curso tecnólogo. Ao contrário, ele enxerga a graduação apenas como o primeiro passo de uma longa jornada de muito aprendizado que o levará a ter realizações, conquistas e reconhecimento ao longo da carreira.


"Mas como dar continuidade a minha formação?", você deve estar se perguntando. Para responder a sua dúvida, reunimos as principais alternativas abaixo. Confira e fique por dentro das características delas!


Pós-graduação


A forma mais conhecida de continuar os estudos após o primeiro diploma é a pós graduação  — que envolve especialização e o MBA. Isso porque, enquanto a graduação aborda a área escolhida e as possibilidades profissionais no mercado de forma global, a pós nesse formato se centra nesses segmentos de atuação e busca destrinchá-los ao nível técnico e mercadológico.


Com isso, ela o prepara para um nível de qualificação mais avançado na carreira, permitindo que você desempenhe atividades complexas, multiníveis e de muito mais peso dentro das empresas. Abaixo, você confere mais sobre esses dois tipos de cursos e como eles contribuem para o seu futuro profissional.



Especialização


A especialização funciona como um curso de aprofundamento de um segmento de atuação específico. Ao decorrer dela, você estuda, reflete, pesquisa e analisa a fundo os princípios éticos e epistemológicos, os métodos de trabalho, os mecanismos de solução de problemas e as práticas profissionais desse campo em questão.


Dessa forma, você se torna um especialista apto a contribuir para o avanço da área, promover pesquisas mercadológicas que vão ditar novas tendências, propor novas formas de intervenção e desenvolver trabalhos que tragam benefícios diretos não só para companhia em que atua e os clientes dela, mas para a população como um todo.


MBA


O MBA, por outro lado, é um curso que o prepara para ocupar um cargo de gestor e que contribui desde o primeiro dia de aula para o desenvolvimento de habilidades administrativas de acordo com o campo de atuação desejado.


É por essa razão que ele explora diferentes aspectos do meio corporativo, o que envolve finanças empresariais, contabilidade, qualidade do ambiente organizacional, orientação e supervisão de colaboradores, inteligência comercial, estratégia de mercado, cadeia de produção e muito mais.


Porém, não se engane: não é apenas quem deseja assumir a gestão de uma determinada área que deve fazê-lo. Aqueles que já estão em papéis de controle também precisam se atualizar e se aperfeiçoar para continuar atendendo às expectativas da companhia, alcançar resultados positivos e liderar a equipe de forma satisfatória.


Segunda graduação


Além da pós-graduação, você também pode dar continuidade à sua formação realizando uma segunda graduação. Essa é uma opção cada vez mais buscada porque muitas pessoas têm descoberto o interesse por outros ramos de atuação, querem expandir as possibilidades profissionais e, em alguns casos, até desejam mudar completamente a carreira.


Logo, ter uma segunda titulação se torna um grande diferencial nessa mudança de ares, uma vez que ela o capacita para outra área do mercado de trabalho — muitas vezes em um prazo de tempo menor (na Faculdade UniBF é entre um e dois anos, por exemplo) — e duplica seu potencial de empregabilidade.


Por que não parar de estudar?


Além do que foi dito a respeito de como a educação continuada pode potencializar a sua formação, é preciso ressaltar que não parar de estudar também é importante para outros aspectos da sua carreira.


Afinal de contas, você tem a chance de construir um networking profissional com colegas e professores, de contribuir para a produção científica do país, ter contato com iniciativas de empreendedorismo e desenvolver habilidades de liderança tática e comunicação diligente — que são essenciais para quem trabalha em equipe e pretende comandar um ou mais setores dentro de uma companhia.


Como você leu, não faltam possibilidades para se ter uma educação continuada (pós-graduação, segunda graduação e cursos de extensão) que desenvolva suas competências e o torne um profissional mais gabaritado para o mercado. Portanto, se organize para começar o quanto antes a expandir sua formação e não abra mão de estudar em uma instituição de qualidade durante esse processo.


Gostou do post? Quer saber mais sobre nossos cursos? Fale com a gente.

2 visualizações

Avenida 136, 761 11º Andar - Setor Sul
Goiânia GO

©2019 por CURSOS IBES EAD. Representante Faculdade Única, Prominas e Candido Mendes. Os produtos são todos online e entregues em 48 horas aproximadamente.